R: Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU, ou, num sentido mais amplo, ao computador.
Existem vários tipos de periféricos:
- De entrada - basicamente enviam informação para o computador (teclado,rato, joystick, digitalizador);
- De saída - transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
- De processamento - processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou;
- De entrada e saída - enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som;
- De armazenamento - armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc);
- Externos - equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador;
O que é um controlador de periférico?
R: Um controlador de periférico é um módulo de software,normalmente complexo, vulgarmente estruturado em camadas, onde uma camada assegura a comunicação com o núcleo do sistema operativo, e a outra efetua a comunicação com o controlador de periférico.Funções do S.O. e dos controladores de periféricos na escrita/leitura dados?
- Tornar a programação independente dos periféricos e de todos os detalhes das entradas/saídas;
- Permitir a inclusão fácil de novos periféricos;
Controladores de Periféricos:
- Decidir o tipo de acesso ao controlador de periféricos;
- Definir a forma como é feita a transferência de dados entre a memória e os periféricos;
- Decidir o tipo de caching que pode ser realizado para cada tipo de periférico;
- Definir o tipo de sincronização com o periférico físico;


Sem comentários:
Enviar um comentário